segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Cuidado com a Matriz!


Oi pessoal!

Hoje to aqui pra falar de algo importante, que gostaria de ter descoberto antes de “me afetar”... 
Queria muito que alguém tivesse me dito: “Ao fazer as unhas, cuidado com a matriz!” .

Até pouco tempo atrás eu desconhecia totalmente os efeitos negativos que manter frequência em fazer a unha arrancando as cutículas até o limite podem causar.
Até que minha unha do dedão esquerdo apresentou uma deformidade que, a princípio, parecia uma micose, com métodos de solução.
Consultei alguns dermatologistas, e ambos com o mesmo diagnóstico: “Isso não me parece micose.”; “Se fosse micose, já teria afetado outras unhas...”; “Essa ondulação se dá porque você afetou a matriz...”
E ouvir isso foi o pior. Na verdade, pesquisar sobre o que isso significa foi o pior...

Para entender, vamos explicar rapidinho o que é a matriz da unha.
A matriz é chamada de Matriz Ungueal ou mais comumente chamada de Raiz da Unha. Essa raiz fica abaixo da pele e é o que assegura o crescimento saudável da unha. Sendo assim, quando afetada, ou machucada, a consequência é afetar o crescimento da unha propriamente dita.
Quando ocorre um trauma nessa matriz, que pode ser por excesso de retirada de cutícula, ou falta de experiência, literalmente machucando o dedo, a unha pode crescer com deformidades.
A matriz pode se curar. Entretanto, se depois de 1 ano, não houver mudanças no crescimento da unha, a deformidade dela durará para sempre. 😐

E é aí que entra a minha tristeza! Sempre gostei das minhas unhas. Mantive grandes por um tempo, gostava de decoradas, francesinha, adesivos, filha única, enfim!
Frequentei várias manicures e também me atrevi a aprender a arte de fazer as unhas. Não posso afirmar se foi em uma das visitas, ou se foi em meu atrevimento. Mas minha matriz se feriu... e isso há anos atrás.

Unha com crescimento deformado
Minha unha do dedão nunca mais foi a mesma. Ela sempre cresce com ondulações, marcas, e não mais arredondada, mas sim, quadrada, diferente das demais. 

Unha saudável
Não posso ficar sem usar esmalte por muito tempo, pois ver como a unha é realmente me deixa bem chateada!
Quero então com essa postagem, deixar um alerta! Tomem cuidado ao fazer as unhas meninas. Às vezes vemos como as meninas de outros países fazem, e achamos estranho o fato de não tirarem a cutícula. Dizemos até que é feio... mas na verdade, elas que estão mais próximas do que é o certo.



Procurem sempre uma manicure confiável. Um local confiável. Não tenham medo de pedir que o profissional tenha cuidado com seus dedos. E se você mesmo faz as unhas assim como eu, tente tirar o mais superficial possível a cutícula. Aprendi isso da pior forma. E não desejo que ninguém tenha o mesmo problema que eu!


Mais uma vez fica o aviso, para não esquecerem: Cuidado com a matriz! 

3 comentários:

Jake Badulake disse...

Oi Paulinha!
Cheguei aqui no seu blog através do CBB e o assunto do seu post que me chamou a atenção!
Por isso eu sempre defendo a ideia de não tirar as cutículas! Faz quase 7 anos que eu não tiro as minhas e foi a melhor escolha que eu fiz! Tem gente que acha que se não tirar fica feio mas eu sempre peço que a pessoa olhe minhas unhas, minhas fotos e meu blog e me diga se realmente é feia uma cutícula bem cuidada! Tem gente que nem acredita que eu não tiro.
Isso é um habito das brasileiras... lá fora as mulheres não tiram cutículas. Ela é uma proteção contra doenças e bactérias e por isso nosso próprio organismo trabalha contra a remoção delas fazendo elas crescerem mais e mais fortes. Se cuidadas, elas se "comportam" e ainda ficam lindas!
Antes de parar de tirar, minhas unhas eram muito onduladas... hoje em dia esse problema acabou!
Espero poder ter contribuído de alguma forma também.. lá no blog já fiz vários posts sobre parar definitivamente de tirar cutículas!
Beijooo ;)
Jake
Blog Jake Badulake

Paulinha Schoti disse...

Oi Jake!


Sim, sempre que vejo as esmaltações de lá de fora, percebo as cutículas grandes e bem cuidadas.
Não sei se o meu caso tem solução, pois já faz um bom tempo que está assim.
Mas vou tentar aderir à sua ideia! :)

Muito obrigada pelo seu comentário ♥

Danilo Horio disse...

Cheguei nesse post depois de pesquisar um pouco sobre a tal da matriz ungueal. Diferente de você, eu ainda tenho o péssimo hábito de roer unhas e tirar as pelinhas do dedo e da cuticula.
Meu dedão fica bem mais torto que esse seu.

VocÊ fez alguma coisa como tratamento ...por acaso melhorou depois de ter essa atenção com a cutícula??